segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Vitor Gamito à procura de equipa



Faz hoje 3 semanas que surpreendi muito boa gente ao anunciar a minha intenção de participar na próxima Volta a Portugal em Bicicleta (http://on.fb.me/1biGfeU).

Antes de vir a público com esta notícia, consultei a família, amigos mais chegados, médicos, a federação e inclusive duas equipas profissionais de ciclismo. 
Claro que a primeira reacção de todos eles foi de surpresa. Mas todos me deram força para avançar.
Os responsáveis pelas duas equipas que abordei também foram apanhados de surpresa, e claro, sem uma resposta imediata para me dar. Mas ambos concordaram que este meu regresso seria interessante e uma mais-valia para o ciclismo nacional. Ficaram de analisar o “caso” e logo me diziam alguma coisa.
Esperei cerca de 2 meses. A minha ideia era anunciar publicamente mas só depois de ter uma equipa definida. Mas como quem espera desespera, resolvi pedir apoio moral a todos os meus amigos aqui no Facebook.

Essa ajuda veio em força. A minha notícia teve 170.000 visualizações, 2433 partilhas, 3520 gostos e 487 comentários!
Recebi centenas de mensagens de incentivo. Uma grande percentagem do “mundo” do BTT, mas também de muitos amigos que nada têm a ver com as bicicletas.

Mensagens como
“… foi graças a ti que hoje ando de bicicleta…”

ou

"Caro Vitor Gamito,
A sua intenção de regressar ao ciclismo profissional é agora muito mais que isso.
Não é apenas uma intenção porque essas não passam de uma ideia que se guarda com recato.
Não é apenas um conto que apenas se ficciona num filme.
Não é uma ilusão, porque o "saber fazer" está todo aí, refinado numa calma que é estranha aos mais novos.

Peço-lhe então o esforço, cuja medida não me atrevo a atingir, para que não deixe de estar na partida da próxima Volta a Portugal, consigo vão partir todos aqueles que acreditam na incapacidade que demonstra para desistir de um sonho. Eu serei apenas mais um.
Já é um exemplo para os meus filhos, obrigado”

É que me deram forças para continuar a aguardar pelo fim do silêncio, já incómodo, do ciclismo de estrada.

Se por um lado achava este silêncio incompreensível, pois numa primeira análise, o meu regresso ao ciclismo parecia trazer só vantagens: mais mediatismo para a equipa, mais mediatismo para o próprio ciclismo nacional, e possivelmente mais gente a ir à estrada, e mostrar a todos que a idade não é entrave para concretizarmos os nossos objectivos.
Por outro lado comecei a ler vários comentários em fóruns e blogs, que me levaram a convencer do contrário.
“O Vitor Gamito só vem é roubar o lugar a um ciclista jovem promissor”,
“O Vitor Gamito não traz nenhuma mais-valia para o ciclismo”,
“ isto é apenas um golpe publicitário”,
“Ele não aguenta uma subida à Serra da Estrela”,
“ O Gamito já tem idade para ter juízo”,
etc., etc.

Por instantes pensei em desistir desta ideia!

Mas esse silêncio terminou há dias atrás, quando fui contactado por uma equipa portuguesa, interessada em apostar em mim para a 76ª Volta a Portugal.

Por enquanto a conversa foi só por telefone, mas durante esta semana vou-me reunir com o responsável da mesma, para estudarmos a viabilidade da minha ingressão nessa equipa e participar na Volta a Portugal do próximo ano, assim como em outras provas do calendário nacional de ciclismo.

Está tudo bem encaminhado para que o sonho se torne realidade 

Se tudo correr bem, anunciarei brevemente qual a equipa e mais detalhes da contratação.

Obrigado mais uma vez pelo vosso apoio. Sem ele isto não seria possível.

#VitorGamitonaVolta

Sem comentários:

Enviar um comentário