terça-feira, 10 de junho de 2014

Turbilhão de emoções!



Bom Dia amigos,
ontem foi um dia marcante na minha vida desportiva. O meu regresso à alta competição, após 10 ANOS de interregno. Um turbilhão de emoções, muitas delas já não as sentia há muitos anos. Nem quando participei em provas desafiantes casos da Titan Desert, da TransPortugal ou da Transalp, estas em BTT.

Competir no ciclismo de estrada a este nível não tem nada a ver! Aqui todos se preparam/treinam a 100%. No fundo isto é o "ganha pão" para a grande maioria destes atletas. Os seus futuros contratos dependem dos resultados. Aqui não se brinca!
A minha estreia aconteceu ontem no prólogo do GP Abimota. Em sistema de contra-relógio por equipas, num percurso muito curto - 5 voltas de 800 metros, na avenida da marginal da Figueira da Foz. No final de 400 metros de avenida, com uma curta e duas lombas pelo meio, tinha que fazer uma inversão de marcha - a chamada volta ao bidão - e fazer os outros 400 metros, com a mesma curva e mais duas lombas para ultrapassar.

Nos meus tempos áureos esta era uma especialidade que eu me dava muito bem. Aliás, terei vencido mais de 12 prólogos. Bem, mas talvez com menos curvas e um pouco mais longos! Como este não me lembro de ter feito nenhum.

Arranquei em terceiro, como estipulado pelo nosso director desportivo Mário Rocha. Cada ciclista teria que fazer uma recta a puxar - 400 metros. Eu fiz a terceira recta. Senti-me bem até essa altura. Mas quando tive que ir para o fundo da fila começaram as dificuldades! O "sprinta-pára-sprinta" de cada volta ao bidão custou-me imenso. Cada curva que fazia perdia 1 metro! Além da falta de potência máxima que sinto nesta fase, a idade para estas brincadeiras também pesa muito. Como se não bastasse ainda não estou totalmente adaptado à bike de crono, e ao sistema de mudanças nos extensores. Aguentei-me na frente até à terceira volta, depois apercebi-me que se continuasse a insistir estaria a atrapalhar o andamento da minha equipa, e resolvi "levantar o pé" e descair, como já tinham feito alguns colegas meus. Bastava chegar 3 ciclistas na frente. O tempo do terceiro elemento era o que contava. E assim o fiz.

O resultado final foi um terceiro lugar na classificação por equipas. E a minha decisão de descair acabou por ser a mais acertada.
Os meus colegas estão fortíssimos. E eu tenho que continuar a treinar para tentar chegar ao nível deles
No final, como recuperação activa, para eliminado ácido láctico acumulado, viemos de bicicleta para o hotel. Foram 23 quilómetros em ritmo tranquilo.

Hoje será mais a sério! 175km que ligam a Figueira da Foz a Águeda, mas com passagem pela serra do Caramulo. No total serão 4 contagens de montanha - 3 de terceira categoria e uma de segunda. A saída da Figueira será às 14h00 e a chegada a Águeda está prevista para as 18h30.
Vamos lá ver como se comporta hoje o "clássico" no meio destes F1's todos

Sem comentários:

Enviar um comentário