sexta-feira, 20 de junho de 2014

Gerês Granfondo



Boa tarde amigos, nem sempre arranjo disposição/inspiração para escrever crónicas. Finalmente deixo aqui a segunda parte da crónica referente ao fim‑de‑semana passado.
Para quem ainda não leu a primeira parte , fica aqui o link >> http://on.fb.me/1pQ0UxT

2ª Parte: Gerês Granfondo - "A verdadeira festa do ciclismo"

Após o término do Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis, por volta das 18h30 de Sábado, toda a equipa viajou para o Paredes Hotel Apartamento, quartel general da LA-ANTARTE-ROTA DOS MÓVEIS. Mas enquanto os meus colegas ainda foram massajados antes do jantar, eu tive que jantar de imediato pois ainda tinha 120 quilómetros de viagem até á vila do Gerês para participar na Gerês Granfondo, a convite da organização.

Cheguei ao Gerês por volta das 22h30 e já bastante cansado. A avenida principal desta vila lindíssima já estava decorada a preceito para receber os cerca de 1600 participantes. Aliás, muitos destes participantes ainda passeavam pelas ruas do Gerês, juntamente com as respectivas famílias e amigos. A temperatura agradável que ainda se fazia sentir convidava a isso. Esta é uma das particularidades deste eventos mais direcionados a ciclistas amadores. Além de um grande número de participantes, ainda há que contar com os acompanhantes. Estes eventos dinamizam brutalmente as localidades e o comércio local. Uma excelente aposta!

Tive alguma dificuldade em estacionar o carro, tal era a confusão de viaturas e pessoas nas ruas. Consegui estacionar a cerca de 400 metros do hotel onde iria pernoitar – Hotel Águas do Gerês – mas para percorrer essa distância terei demorado mais de 30 minutos, tal foi a quantidade de fotos que tirei junto com fãs e seguidores deste mesmo Facebook. Espetacular!

Após o check-in subi de imediato ao quarto. Estava mesmo arrasado! Foi só deixar o equipamento a jeito para o dia seguinte e toca a dormir! O despertador ia tocar 6h40 e o pequeno-almoço estava marcado para as 7h00.

Antes do despertador tocar já estava acordado. Confesso que não dormi muito bem. Não sei se pela claridade que já entrava pelas janelas ou se pela vontade, ou ansiedade, de participar neste granfondo.

Às 7 em ponto já estava à porta da sala do pequeno-almoço. Quem me conhece sabe que sou muito pontual. Se calhar até demasiado! Também não gosto de esperar, nem de fazer esperar.

O pequeno-almoço, pode-se dizer que foi normal. Abacaxi, duas baguetes pequenas com fiambre e manteiga, café, iogurte e uma fatia de bolo. Era o que havia. Aliás, também havia cereais, mas comi tantos em profissional, que agora fujo deles sempre que posso.
O pouco tempo que restou entre o pequeno-almoço e o inicio da prova foi para vestir o equipamento, tirar a bicicleta do carro, instalar a câmara de filmar no guiador da bicicleta e ir para a linha de partida.
Impressionante o mar de ciclistas na avenida principal do Gerês! Esta é a verdadeira festa do ciclismo. Ciclistas amadores, menos amadores, ex-profissionais, lendas do ciclismo, todos no mesmo pelotão!

O dorsal número UM foi atribuído, nada mais nada menos, que ao ciclista espanhol Miguel Indurain, vencedor por 5 vezes do Tour de France, campeão do mundo, recordista da hora, e uma lista infindável de vitórias. Ainda tive o privilégio de competir ao lado deste senhor na década de 90, mas foi uma honra rever e trocar dois dedos de conversa com esta lenda viva do ciclismo mundial.

Os meus objetivos ao aceitar o convite da organização para estar presente no Gerês Granfondo passavam essencialmente por fazer um bom treino e conhecer melhor o parque Peneda-Gerês. Não são muitas as oportunidades para pedalar nesta região.
Não tinha qualquer objetivo de classificação, até porque no dia anterior tinha feito uma prova muito dura e o tempo de recuperação foi diminuto. A minha tática foi simplesmente pedalar por sensações. Se o corpo correspondesse, acelerava, se o corpo reclamasse, escolheria um grupo mais tranquilo. Seguramente que em 1600 ciclistas haveriam alguns com o mesmo ritmo que o meu.

A saída foi rápida, por minha iniciativa, diga-se. Não sei o que me deu, mas estava com vontade acelerar, e assim o fiz. Destaquei-me do pelotão principal e levei 6 ciclistas comigo. Ainda andámos cerca de 8-10km fugidos, mas o pelotão encetou uma perseguição e apanhou-nos. Foi bom para treinar as saídas rápidas que acontecem muitas vezes nas competições de profissionais.
A partir daí mantive-me tranquilo no pelotão. Pelo menos até á última montanha - a famosa subida à Pedra Bela - que por sinal era a mais dura das 5 que o Gerês Granfondo nos brindou. No inicio desta subida, o ciclista João Benta (também ex-profissional) ataca, mas eu e mais 3 ciclistas conseguimos responder e seguir com ele. De imediato passo para a frente e faço o resto da subida a puxar. Para mim era excelente, servia de treino e as sensações não eram más. Já perto do final desta última subida, alcançámos os dois ciclistas que iam em fuga, formando assim um grupo de 7. Foram estes 7 elementos que chegaram à reta da meta isolados. Como não sou sprínter tentei surpreender arrancando a cerca de 1500 metros da meta. Ganhei alguns metros de avanço, mas a escassos metros da meta fui ultrapassado por José Rodrigues (também um ex-profissional), que já tinha vencido a edição do ano passado.

Termino assim em segundo lugar, mas sinceramente fiquei surpreendido com este resultado, pois as minhas sensações na prova do dia anterior não tinha sido nada famosas. Mas é óbvio que a concorrência e o ritmo imposto num dia e no outro foram bem diferentes!
Só para terem uma ideia, no Sábado fiz 38km/h de média e mesmo assim “apanhei” 10 minutos do primeiro. Neste granfondo disputei a vitória ao metro e fiz média de 33km/h!
O facto do Gerês Granfondo ter sido realizado durante a manhã, com temperatura mais agradável, também contribuiu em muito para as minhas melhores sensações e prestação física.

Terminada a prova, dirigi-me ao meu quarto do hotel para beber o habitual Fast Recovery e tomar um duche. Depois teria que aguardar pelas 15h00 para a cerimónia de pódio. Enquanto esperei pelas 15h00, terei tirado mais algumas dezenas de fotos com fãs.
Ás 15h30 começou a cerimónia de pódio. Eu subi duas vezes. A primeira como vencedor da categoria master B, e a segunda como segundo da classificação geral.

Por volta das 17h00 saí do Gerês em direção a Torres Vedras. Cheguei a casa três horas e meia depois. O dia tinha sido muito longo. Estava arrasado mas muito feliz. Adoro participar neste tipo de eventos. Esta é a verdadeira festa do ciclismo! Existe alguma competividade, mas é sobretudo o espírito de superação pessoal e o convívio que prevalecem.

É o quarto “granfondo” em que participo. Já fiz 2 Skyroad Granfondo “Aldeias de Xisto”, um Évora Granfondo, e agora o do Gerês. Este ano ainda vou participar no Skyroad Granfondo Serra da Estrela em Julho, e depois em Outubro vou para o terceiro Skyroad Granfondo “Aldeias de Xisto”.

Os "granfondos" vieram definitivamente para ficar. É uma oportunidade para os ciclistas amadores terem uma ideia da dinâmica e da adrenalina do ciclismo de estrada, mas a uma intensidade mais acessível a todos. No entanto aconselho a alguma preparação física antes de se aventurarem num granfondo, pois regra geral os traçados são bem duros. Os eventos Skyroad enviam sempre um plano de treino a todos os inscritos. Esse plano foi elaborado por mim.

Por fim, o fim-de-semana competitivo tinha chegado ao fim. A soma das duas provas deu 320km com 6.800 metros de desnível positivo, em 9h15. Mas a Segunda-feira estava já aí á porta, e com vista à preparação para a Volta a Portugal tive que fazer mais 5 horas de treino, de forma a habituar o meu corpo a levar com carga durante vários dias seguidos.

No pain no gain!

Nota final: Infelizmente a meio da prova perdi a câmara de filmar. O suporte partiu e não dei conta disso! Além dos 450 euros de prejuízo, perdi imagens espetaculares que já tinha feito até ao momento. Pelo que me disseram, alguém a encontrou e diz que entregou à organização. Mas a organização não sabe de nada!

Fica aqui o registo do Gerês Granfondo no Strava >> http://bit.ly/1ifOcGi

Aguardem pela terceira e última parte desta crónica. Irei falar da análise e conclusões a que cheguei em relação à minha condição física atual

#VitorGamitonaVolta

Sem comentários:

Enviar um comentário