sábado, 22 de fevereiro de 2014

Teremos Vitor Gamito na Volta a Portugal?



Boa noite amigos,
Quero-vos colocar ao corrente do ponto de situação da minha lesão no joelho direito.
No dia 3 de Fevereiro resolvi aproveitar o percurso escritório - casa para fazer um treino. São cerca de 65km. Mas com apenas 40 minutos de caminho feito, começo a sentir uma dor ligeira no joelho direito. Não dou muita importância e continuo o treino. Passados 10 minutos, a dor já é tão intensa que sou obrigado a reduzir a velocidade. Com uma hora de treino, sou obrigado a ligar para casa para me irem buscar a meio do percurso, pois a dor era tal que era impossível continuar o treino.
Mantenho pensamento positivo e parto do principio que foi algum mau jeito que dei. Quando chego a casa coloco gelo.

No dia seguinte optei por descansar. No outro já experimento andar para ver se a dor aparecia de novo. Apareceu! Novamente por volta do minuto 40-45 de treino. Como estava ainda longe de casa, sou forçado a fazer mais 40-45 de treino, foi penoso chegar a casa! Coloco novamente gelo e ligo de imediato para um ortopedista de confiança - Dr. Pedro Barradas. Descrevo os sintomas, e o doutor diz-me que será uma inflamação na membrana sinovial - Sinovite. Um problema que já tive há dois anos atrás, no mesmo joelho, mas que a tratei com uma semana de repouso. Aconselhou-me a parar 5 dias, fazer gelo e tomar anti-inflamatório. Ao mesmo tempo comecei a fazer tratamentos de eletroterapia na Fisiotorres.

Passados esses 5 dias volto a testar o joelho. Desta vez nos rolos. Tudo igual! 40 minutos de exercício suave e a dor volta a aparecer! Começo a ficar desesperado.
Ligo novamente ao doutor e digo que o tratamento não está a surtir efeito. Peço-lhe um tratamento mais rápido. Optámos por infiltração intra-articular de anti-inflamatório. Regra geral é "tiro e queda".
Depois da infiltração, fiquei parado mais 3 dias para o tratamento fazer efeito.
Ao quarto dia, que coincidiu com a Resistência H2otel, volto a testar. Mas desta vez com a bike de BTT, pois parti do principio que esta inflamação fosse provocada por medidas incorrectas na nova bike de estrada ou dos sapatos. Faço uma volta ao circuito da prova, e não doeu nada! Começo a ficar animado. Mas como só demorei 35 minutos a fazer a volta, decido pedalar um pouco mais na estrada nacional. E não é que quando totalizo 45 minutos a pedalar a dor apareceu de novo?!

Será que haveria algo mais além da sinovite?
Para tira teimas fiz uma ressonância magnética ontem de manhã (quarta-feira). Deram os resultados ao final do dia, e hoje de manhã já estava na CUF Descobertas para que um imagiologista especialista em joelhos fizesse o diagnóstico da ressonância. Após uma manhã inteira neste hospital, dirigi-me para a CUF Infante Santo, já com o relatório, para mostrar ao dr. Pedro Barradas e saber a "sentença".
Confirma-se então a inflamação da plica (ou membrana) sinovial. Além disto, tenho também um pequeno quisto intercondiliano, mas parece que o problema não vem daqui.
Cartilagens, tendões, ligamentos, está tudo bem.

E o que é isto de plica sinovial?
Bem, não serei a melhor pessoa para explicar. Por isso deixo aqui um link como uma boa explicação http://bit.ly/1bqMnmh
Basicamente é uma prega da membrana sinovial. Há pessoas que nascem com ela, outras não. O destino deu-me este "presente". Que durante toda a minha carreira nunca se manifestou, mas que agora disse EU ESTOU AQUI, e provoco dor!
Portanto, ao contrário do que eu pensava, não tem a ver com medidas incorrectas das bicicletas, se bem que se o selim estiver baixo pode provocar problemas de joelhos, e também ao contrário do que muitos pensam, não tem a ver com a minha idade. A minha filha que tem 16 anos, e faz natação de competição, teve que ser operada, aos dois joelhos para retirar as plicas, pois já não suportava a dor nem a andar!
Portanto, isto terá tudo a ver com destino, ou sorte e azar!

Neste momento tenho duas possibilidades de tratamento, já que a infiltração parece não ter resolvido o problema.

1ª Intervenção cirúrgica (astroscopia) - implica uma paragem de 20 a 30 dias, colocando praticamente fora de hipótese a minha preparação para a Volta a Portugal;

2ª Utilização de uma joelheira corretora - A joelheira pode fazer com que a rótula não toque na plica inflamada durante o movimento da pedalada. Desta forma a plica irá desinflamar. Ao desinflamar torna-se menos espessa e portanto deixaria de tocar na rótula. Não é um tratamento 100% eficaz, mas será a tentativa para evitar a cirurgia.

Neste momento já tenho a joelheira. Ainda por cima uma topo de gama
Agradeço desde já à MEDI por me disponibilizar em tempo record uma joelheira da minha medida.

Amanhã será dia de novo teste. Pedalar com esta joelheira para ver se sinto menos dor.
Entretanto vou continuar os tratamentos de fisioterapia.

Resumindo:
Esta minha nova aventura de participar de novo na Volta a Portugal, está a começar bastante atribulada. E o mais caricato é que não é a idade que está a colocar entraves, mas sim o destino, ou o azar.

Teremos Vitor Gamito na Volta a Portugal?

Sem comentários:

Enviar um comentário